A PROVA DE FOGO DO CASAMENTO
INTRODUÇÃO
I) Estamos reunidos neste encontro com a finalidade de sermos provados.
II) Até o momento vimos que muitas são as provas de fogo que a relação conjugal passa.
III) Muitas são as situações que nos colocam em uma prova de fogo:
IV) Vemos hoje em dia que muito se tem publicado, falado, e estudado sobre relação conjugal tanto na esfera religiosa, bem como na esfera secular.
V) O homem esta percebendo a importância de se valorizar aquilo que Deus já valorizou desde o Éden, ou seja, o casamento.
VI) Vemos idéias surgirem aos montes , 10 maneiras pra isso, 7 passos pra aquilo outro, dicas de como fazer assim ou assado. Quanta criatividade!!
VII) A palavra de Deus da uma única palavra que resume bem tudo isso e nos recoloca de volta nos caminhos ou nos coloca no caminho de Deus. A palavra é PERDÃO
VIII) Esta palavra a muito existe no mundo, contudo com o advento de Jesus e do cristianismo esta palavra passou a ser mais bem compreendida. Pois ela é a chave para melhorar relações.
IX) Ter um casamento feliz é preciso aprender a perdoar.
X) Porque observe um pequeno detalhe, nos casamos com uma pessoa maravilhosa, mas imperfeita. Vez ou outra será preciso perdoá-la.
XI) Se esta palavra não for bem compreendida nossa vida ficara impossível.
DISCUSSÃO
I) PERDOAR É UMA OBRIGAÇÃO (Ef 4.32 – 5.1)
1) Perdoar não é uma opção banal, mas consiste em uma disciplina poderosa, pois aplaca a ira, traz a reconciliação, consiste em uma libertação de culpa , é a idéia de apaziguamento.
2) No contexto Paulo diz que devemos ser como filhos amados, ou seja imitar nosso pai,
3) Confiamos em Deus, pois ele é perdoador, queremos misericórdia em nossa vida, então devemos ser misericordioso também.
4) Mas a grande questão é quando devo praticar o perdão com meu cônjuge???
A) (Lc 17.4), veja Jesus nos aconselha a perdoar sempre ao nosso irmão, bem como o nosso próximo, quer pessoas mais próxima de nós que o nosso cônjuge, quando eu nego o perdão estou sendo ingrato, e rebelde contra Deus.
B) Pra alguns muitas vezes existe a queixa que o cônjuge se tornou o seu inimigo, contudo Jesus diz ame o seu inimigo, (Mt 5.44), perdão é o amor sendo colocado em pratica
5) Quais situações devo praticar o perdão???
A) Em todas, quando existe a ofensa, a falta de atenção, uma traição, veja perdoar não é se fazer de bobo do outro, Uma vez perdoado, é preciso que se coloque uma pedra sobre o fato e não ficar ruminando coisas já resolvidas.
II) PARA QUE EU SEJA PERDOADO É PRECISO CONFISSÃO ( Tg 5.16)
1) Tiago inspirado pelo Espírito aconselha a confessar os pecados uns aos outros.
2) O que realmente pode acontecer quando eu me achegar ao meu cônjuge a manifestar a minha culpa, e humildemente pedir perdão.
3) A verdadeira questão reside no fato de que quando eu peço perdão estou assumindo que errei isso fere o nosso orgulho (Tg 4.6,10)
4) Muitas vezes reconheço que estou errado mas não quero pedir perdão, e damos esta desculpa “ EU JÁ PEDI PERDÃO A DEUS”, mas o cônjuge continua ofendido e chateado.
5) Em quanto não tomarmos atitude de nos humilhar e fazer a confissão nada irá mudar.
6) Veja em conflitos é preciso que haja iniciativa, o ofensor tem que dar o primeiro passo rumo a reconciliação, pois a pessoa quem casamos só Deus tem autoridade pra separar, Portanto temos que viver em Paz , e a melhor forma de termos Paz é tendo a disposição certa ou seja confessando e pedindo perdão
III) QUANDO NÃO HÁ O PERDÃO, O CASAL FICA EM UMA PRISÃO ( Mt 18-23-35)
1) Aqui fica o alerta Maximo para todos os casais, se não houver perdão na relação os dois ficam na prisão.
2) Na parábola somente o impiedosos foi entregue aos verdugos.
3) Na vida conjugal ambos serão torturados quando não houver perdão.
Vejamos:
A) Reconheço que cometi uma ofensa, ou um ato hostil, uma grosseria, sei que minha esposa esta mal, mas não quero pedir perdão, se tudo isso que estou sentindo for verdadeiro serei torturado diariamente, pois me lembrarei de tudo o que de errado fiz, isso irá tirar meu sono a Paz no trabalho e terei até dificuldade de me relacionar com minha esposa.
B) Observe como que o ofensor fica aprisionado ao seu próprio erro, e Satanás sabedor disso, fará o que ele mais sabe fazer acusar, então muitas vezes minha vida pode estar sendo uma prisão.
C) Por outro lado minha esposa me ofende, pede perdão, mas o que ela fez foi grave demais pra tudo terminar assim “Pedindo perdão e ta tudo resolvido”, não, ela precisa sentir a dor que estou sentindo vou dar um esfriada com ela.Vou ficar sem falar com ela , vou ficar sem ter relação sexual ( sexo não é pra servir de punição ao cônjuge, mas é pra trazer alegria, prazer ao casal) Você já ouviu isso ????
D) Mas veja, você fica aprisionada a esta pessoa em ter que fazer o mal a ela e também houve a chance de resolver a situação, mas me recusou a fazer isso, não somente você, mas o outro fica preso a você.
4) Jesus veio a este mundo para nos trazer liberdade, e muitas vezes nos aprisionamos (Lc 4.18).
5) O perdão é uma arma poderosa para a solução de conflitos conjugais.
6) O perdão faz mais por quem perdoa do que pelo perdoado, você é posto em liberdade.
CONCLUSÃO
1) Existe algum conflito na sua vida, que não foi bem resolvido???
2) Você reconhece que errou em alguns momentos, mas não teve coragem suficiente de manifestar isso ao seu cônjuge, e pedir perdão???
3) Você reteve o perdão ao seu cônjuge alguma vez??
4) Deus neste momento nos dá esta chance, vamos nos reconciliar com esta pessoa que Deus colocou em nossa vida para que sejamos uma só carne???
5) Amor e perdão andam juntos, se você ama a seu cônjuge você o perdoa.
6) Se você ama a seu cônjuge você deve pedir perdão.
7) Se vocês incorporarem o perdão em sua relação o seu amor aumentara.
O perdão sendo presente na nossa relação ele purifica os nossos corações.