O lírio é uma flor que nasce no campo. Sua beleza é destacada várias vezes na bíblia.
No evangelho de Mateus encontramos Jesus dizendo que nem Salomão, em toda sua glória,
se vestiu tão belo como essa flor. O lírio é apreciado também pelo seu esplendor e pelo seu perfume.
Observamos, entretanto, o destaque de que o lírio nasceu entre espinhos. Espinhos ilustram as dificuldades, tormentos, aborrecimentos, tristezas enfim, as agruras desta vida. Embora cercado de espinhos o lírio nasce e encanta a todos. Parece alheio às dificuldades à sua volta. Certamente lhe foi difícil florescer em meio àquele espinheiro, mas a verdade é que ele enfrentou todos eles, deu uma volta aqui, passou exprimido e arranhado ali e finalmente pode receber a luz do sol.
Tal como o lírio, nós, como amados de Deus, teremos que enfrentar os espinhos na nossa vida conjugal. Em verdade nós podemos viver cercados de espinhos mesmo no casamento. E quem não tem os seus espinhos? Eles podem ser: uma doença na sua casa, uma dificuldade financeira, uma falta de emprego, um desânimo, uma desarmonia conjugal, uma depressão, um acidente, e tantas outras coisas.
Quanto aos espinhos Jesus já nos disse que eles estariam presentes na nossa vida. Em Jo. 16:33 lemos: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"
Não podemos esquecer, jamais, que somos amados de Deus e que Ele é fiel à sua palavra e, portanto vai cuidar de nós. Em Mateus 6:28-30 lemos:"E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?"
Em Cristo, como o lírio, somos lindos porque somos remidos pelo seu sangue, alimentados pela sua palavra e guiados pela ação poderosa do Espírito Santo em nossas vidas conjugal.
Quanto aos espinhos, lembre-se: " A flor amassada gera mais perfume" Não importa o tamanho do seu espinho no casamento, devemos sempre resplandecer como luzeiros no mundo (Mt 5.14,16), apesar das dificuldades o casamento sempre tem que ser a segundo a vontade de Deus, pois só serão aprovado aqueles que foram testados. Qual será sua atitude em face dos espinhos no casamento? Vai Fugir!!!, Lembrem-se Lírios não fogem eles se esforçam para ser a mais bela flor de todas!!! Que esta seja a nossa atitude em nossos casamentos.